Protected by Copyscape Duplicate Content Finder

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Vida por um Canudo..

A escolha de um curso nem sempre é fácil de se fazer.

Na primária queria ser astronauta, no básico, paleontóloga e no secundário, jornalista.
Como divergiam as vontades..
A verdade é que quando chegou à hora da escolha nem sabia para onde me virava..

«Mas afinal, o que é que eu quero ser no futuro? O que é que eu quero fazer da minha vida? Hibernar!! Bah! Esta opção não consta no papel da candidatura...»
Acaba por ser algo que nos deixa um bocado inquietantes, com receio de tomarmos a decisão errada..

1ª Opção: Gestão
2ª Opção: Economia
3ª Opção: Matemática

Estava na moda seguir Gestão (ou Economia), para não falar de que eram dos únicos cursos que pediam apenas a prova de Matemática para ingressar no Ensino Superior.

Pelo menos de uma coisa eu estava certa: nada de Engenharias Informática, Telecomunicações e Redes ou Civil.. Blhack!!!

A terceira opção foi mesmo para não deixar o espaço em branco.. Tinha a certeza de que entraria em Gestão! Com algum azar ia para Economia.. Só com muuuuuuuuuito azar mesmo é que me calhava a última rifa...

Ora bem.. O azar bateu-me à porta. Sim, "aquele" azar.. O último mesmo..
Toda a gente me dava os parabéns e eu a pensar "Epá.. Porquê???"...

Depois de algum tempo, comecei a me habituar.. Afinal, eu era uma excelente aluna em Matemática no secundário, com certeza não teria assim grandes dificuldades na Universidade. Para mim, Matemática era canja!

E claro, quando as pessoas me perguntavam em que curso tinha entrado, eu respondia "Matemática!!" sabendo que iria suscitar aquela reacção de espanto «Matemática?? Epá, és louca rapariga!! Deves ser mesmo um crânio!!!».

Pois bem, a verdade é que as coisas nem sempre são como esperamos.. A carga horária é mais de um escravo do que de um aluno, a matéria é dada aos pontapés porque os professores têm de terminar o programa e o processo de Bolonha não veio ajudar em nada esta situação.. São 5 anos "espremidos" em 3!

A motivação acaba por ser pouca ou nenhuma. Entre estudar e dormir, prefiro ir dormir.. O cansaço ocupa o lugar da vontade pelo estudo. Parece que quanto mais se estuda, mais burros ficamos.. E as notas deixaram de ser os 18s e 19s do secundário.. Agora conseguir 9.5 é uma batalha quase impossível de vencer. Chegar lá é uma vitória suada e sofrida.

A verdade é que quando terminarmos o curso ficaremos orgulhosos de todo o esforço feito, das lágrimas, das noites em claro.. Com a esperança de que a próxima etapa não passe pelo desemprego...

Actum est!

3 Pinequices:

Carlos disse...

Não podia estar mais de acordo.
Na primaria queria conhecer o espaço, no básico queria conhecer os computadores, no secundário queria mexer em computadores e tudo isto levou-me ao curso de Engenharia Informática, na UMa.
Desde que começei que sinto falta de uma boa noite de sono, de estar em casa a ver TV horas a fio ou na net a pesquisar sobre os meus interesses. Enfim, e a vida de um universitário.
Será que no fim do curso terei mais conhecimentos? Não me parece. O que se leva do ensino superior são os amigos que lá fazemos. A matéria é dada ás 3 pancadas, os professores pensam que só temos a sua disciplina, e querem sempre mais e mais. No básico e secundário também era um bom aluno, não com notas altas, mas em torno de 15 mais coisa menos coisa. Agora para um 9.5 é mesmo "uma batalha".
Quando escolhi o curso, a primeira e única opção foi Engenharia Informáticam na UMa. Todos me disseram: o pior é a matemática que o curso tem. Neste momento, as cadeiras de matemática estão feitas, sendo o problema as restantes. Se estou arrependido? Por enquanto não. Quando acabar o curso de certo que estarei orgulhoso de mim próprio. Não tenho grandes esperanças de arranjar logo emprego na área, mas se tal acontecer, ainda melhor.
Aproveito para agradecer aos que me têm ajudado durante a minha vida académica, sejam familiares ou colegas.
Helena, pensamento positivo e cabeça erguida para vencer as possíves dificuldades. Cya

Raquel disse...

por ser sofrida, não deixa de ser uma vitória: seja à primeira, à segunda ou à terceira. Só quem passa por isso é que sabe. Boa sorte, e no dia que acabares pago-te uma poncha. Ok... se calhar duas, vá.

Miguel_Lira disse...

Olá Helena, o prometido é devido...hehehe

Ao ler este texto também lembrei-me das voltas que a Vida dá, a minha também deu essas voltas e ainda aqui vamos!

A vida é uma constante luta, e enquanto há luta há também vida, por isso não desistas das lutas que és chamada a enfrentar.
De certo que irás alcançar um bom porto...
Como diz um professor da minha universidade: Força, Ânimo, Coragem!

Bjos e boa semana =)

Actum est