Protected by Copyscape Duplicate Content Finder

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Vida por um Canudo..

A escolha de um curso nem sempre é fácil de se fazer.

Na primária queria ser astronauta, no básico, paleontóloga e no secundário, jornalista.
Como divergiam as vontades..
A verdade é que quando chegou à hora da escolha nem sabia para onde me virava..

«Mas afinal, o que é que eu quero ser no futuro? O que é que eu quero fazer da minha vida? Hibernar!! Bah! Esta opção não consta no papel da candidatura...»
Acaba por ser algo que nos deixa um bocado inquietantes, com receio de tomarmos a decisão errada..

1ª Opção: Gestão
2ª Opção: Economia
3ª Opção: Matemática

Estava na moda seguir Gestão (ou Economia), para não falar de que eram dos únicos cursos que pediam apenas a prova de Matemática para ingressar no Ensino Superior.

Pelo menos de uma coisa eu estava certa: nada de Engenharias Informática, Telecomunicações e Redes ou Civil.. Blhack!!!

A terceira opção foi mesmo para não deixar o espaço em branco.. Tinha a certeza de que entraria em Gestão! Com algum azar ia para Economia.. Só com muuuuuuuuuito azar mesmo é que me calhava a última rifa...

Ora bem.. O azar bateu-me à porta. Sim, "aquele" azar.. O último mesmo..
Toda a gente me dava os parabéns e eu a pensar "Epá.. Porquê???"...

Depois de algum tempo, comecei a me habituar.. Afinal, eu era uma excelente aluna em Matemática no secundário, com certeza não teria assim grandes dificuldades na Universidade. Para mim, Matemática era canja!

E claro, quando as pessoas me perguntavam em que curso tinha entrado, eu respondia "Matemática!!" sabendo que iria suscitar aquela reacção de espanto «Matemática?? Epá, és louca rapariga!! Deves ser mesmo um crânio!!!».

Pois bem, a verdade é que as coisas nem sempre são como esperamos.. A carga horária é mais de um escravo do que de um aluno, a matéria é dada aos pontapés porque os professores têm de terminar o programa e o processo de Bolonha não veio ajudar em nada esta situação.. São 5 anos "espremidos" em 3!

A motivação acaba por ser pouca ou nenhuma. Entre estudar e dormir, prefiro ir dormir.. O cansaço ocupa o lugar da vontade pelo estudo. Parece que quanto mais se estuda, mais burros ficamos.. E as notas deixaram de ser os 18s e 19s do secundário.. Agora conseguir 9.5 é uma batalha quase impossível de vencer. Chegar lá é uma vitória suada e sofrida.

A verdade é que quando terminarmos o curso ficaremos orgulhosos de todo o esforço feito, das lágrimas, das noites em claro.. Com a esperança de que a próxima etapa não passe pelo desemprego...

Actum est!

sábado, 18 de abril de 2009

Esclarecimento

Venho por este meio informar a todas as pessoas que de uma forma ou de outra se sentiram ofendidas pelo post anterior que NÃO ERA MINHA INTENÇÃO magoar sentimentos de ninguém, muito menos identificar as pessoas das quais foquei como EXEMPLOS.

Resolvi escrever sobre este assunto porque de facto é algo que me preocupa e bastante nesta nova geração.

Acho que explicitei muito bem que não queria identificar ninguém, das fotos ou dos textos, o que se nota CLARAMENTE no próprio post!

Efectuei a minha pequena "investigação" num pequeno círculo de jovens próximo e verifiquei que isto não só acontece nesta pequena amostra, como também no geral, o que de facto é preocupante! Obviamente que existem as excepções, e ainda bem que elas existem!

«Os pais destas meninas e destes meninos se deixassem de lhes dar dinheiro para sairem à noite logo aos 13 anos e se investissem numa boa educação na escola e no bom uso da sua língua materna, se calhar Portugal estava bem melhor.»

Vamos lá esclarecer esta situação.. Este caso aqui não é geral, mas é uma boa parte dele na realidade madeirense. Só quem sai à noite e vê quantos adolescentes menores andam por aí..
Na verdade, não vejo em que parte do texto digo que alguma vez me pediram dinheiro para os seus filhos sairem à noite.

Eu não sou melhor que ninguém, nem nunca quis ser. Sim, digo as coisas na cara, bem ou mal, nunca o deixei de fazer. Quem me conhece sabe como sou. Infelizmente, as pessoas que se sentiram ofendidas não me conhecem.

Não tenho mais nada a acrescentar sobre este assunto.

Actum est

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Geração "Morangos Com Açúcar"

Cada vez fico mais escandalizada com estes putos de hoje em dia..

Se você não conhece nenhuma criatura desta triste (!) geração, é só ir ao Hi5 e ver com os seus próprios olhos.
Isto é um dos avisos que se encontram nesse site na parte "Segurança Online":

«Fotografias: Pense antes de publicar algo. Evite publicar fotografias que permitam a sua identificação (por exemplo, se alguém efectuar uma pesquisa pela escola que frequenta) ou que contenham imagens especialmente sugestivas. Antes de transferir uma fotografia, pense em como se sentiria se esta fosse vista por um pai/avô, professor de uma universidade ou futuro empregador.»

(*)As fotos que aqui antes foram publicadas tinham sido "cortadas" de modo a que não se identificasse ninguém.
Enfim.. Outra coisa é a linguagem que estes miúdos utilizam.. Pergunto-me se falam assim lá em casa ou se foi essa a educação que lhes deram.
(*)Para além de nem saberem escrever em Português nem fazem o esforço por melhorar..
O pior de tudo é ainda acharem que falar mal é fixe, dá outra pinta...

Como diz a minha avó, o mundo está perdido..
Pudera!! Com semelhante geração...
Pergunto-me se o problema é da nossa educação em casa, nas escolas.. É que já nem dá para entender.
A educação devia começar em casa. Os pais destas meninas e destes meninos se deixassem de lhes dar dinheiro para sairem à noite logo aos 13 anos e se investissem numa boa educação na escola e no bom uso da sua língua materna, se calhar Portugal estava bem melhor.
Depois dizem que os professores é que são maus... Com adolescentes destes até eu era o Hitler!!
Portanto, minhas meninas e meus meninos. Reparem bem nas figuras que fazem. É que se pensam que estão a dar uma boa impressão para o mundo, enganem-se. Estão é mesmo a transmitir o quão rasca esta geração de adolescentes é!
E mais não digo..
Actum est!
  • Nota da redacção:
Este post foi altamente alterado.
As partes assinaladas com (*) são as que foram alteradas e que continham imagens que mais tarde vim a retirar por ferirem a susceptibilidade de certos leitores... (Ele há coisas!!!!!)