Protected by Copyscape Duplicate Content Finder

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Illusion never changed into something real.."

.. Já cantava a Natalie Imbruglia em "Torn".

Às vezes juro que gostaria de conhecer o parvo ou parva que inventou a triste ideia de que "pensamentos positivos atraem coisas positivas". E mais triste ainda é quem acredita em tamanha parvoíce..

É que pior que uma ilusão, é ter de levar com a irmã dela: a senhora dona desilusão! Ora, "apreceiem lhá":

Um indivíduo qualquer mata-se a estudar anos a fio, licencia-se num curso qualquer, faz umas pós-graduações, vai a imensas entrevistas para conseguir emprego na sua área e, como lhe dizem, tem "pensamento positivo". Após várias tentativas frustradas, continua a mandar o curriculo para mais empresas, continua a trabalhar na caixa de um supermercado e continua com o pensamento positivo. Passados seis meses, o seu contrato no supermercado não é renovado, vai para o desemprego, passa a mandar currículo para outras empresas com área diferente da sua para tentar a sua sorte, mas mantém o pensamento positivo.. Ao fim de um ano, não consegue encontrar nenhum trabalho, perde o subsídio de desemprego e manda o pensamento positivo para um sítio não lá muito bonito.. Teve um encontro com a senhora desilusão..

Isto é somente um exemplo de uma situação entre mil e uma outras! Não vale de nada camuflar a vida com "pensamentos positivos" quando toda a gente sabe que só o simples acto de viver é difícil..

Passa-se a mesmíssima coisa com o Natal e a Passagem de Ano. De que vale acreditar que este ano o Natal seria diferente e mais especial quando sempre se achou que esta época é a mais falsa de todos os tempos? Ora bem, a senhora desilusão bateu à porta e só veio confirmar o que já era sabido aqui pela pessoa: pensamento positivo e Natal não são coisa em que se deva acreditar.
Não, não me chamo Ebenezer Scrooge..

Passagem de Ano.. Essa então dá-me para rir. Esperar que o ano novo seja melhor que o velho é a mesma coisa que estar sentado no sofá à espera que lhe apareça o Pai Natal à frente e não estou a falar daquele gajo do Dolce Vita que toca aquele badalo do sino mais irritante à face da Terra. Estou a falar do verdadeiro mesmo!!

O povo fala mal de quem pensa de forma negativa, mas ao menos esses gajos não se desiludem. Se estão sempre à espera que algo lhes corra mal, só têm duas hipóteses: ou corre mal e dizem "Já estava à espera" (portanto: no surprise) ou corre bem e "Epá!! Que surpresa!"..

Não é preciso ser dotado de muita inteligência para se perceber que esta "filosofia" não leva a lado nenhum a não ser à desilusão. Só na Parvónia é que ter pensamentos positivos leva a bons resultados e maus pensamentos levam a maus resultados.

Sei que até poderá haver muita gente que poderá ficar "aufendidíssima" com o que acabo de escrever, mas é a minha opinião após vários anos de experiência na coisa. E acreditem que trabalho imenso para que a vidinha corra pelo melhor.. Não sou do tipo de ficar sentada à espera que caia "alcoisa" do céu.

(Sim, hoje estou mais madeirense que o habitual.. )

Conclusão: é preferível ter então (no mínimo!) uma mente neutra e aprender a não ter as expectativas nas alturas e paz na terra aos homens.. Para desgosto dos molengas, continuar a lutar diariamente é simplesmente o caminho a seguir..

Actum est!

1 Pinequices:

Unknown disse...

Epah isso vai da perspectiva e da crença de cada um...
Eu prefiro tar na barreira... O que vier veio... Já se sabe que por vezes é bom e que por outras é mau (ou terrivelmente mau). Mas tambem acho que a vida não teria piada se tudo fosse um mar de rosas. É sempre bom ter os obstáculos no nosso caminho e quando os ultrapassamos sentimo-nos bem por os ter ultrapassado. Sim é certo que mais cedo ou mais tarde vem outra vez a tempestade, mas tambem se não fosse assim não poderia ser criado o ditado "Depois da tempestade vem a bonança". É um circulo.... Tudo o que é bom tem o seu controverso e vice versa...