«Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.» - Augusto Cury
Nos dias que correm, um professor é muito mais do que uma fonte de conhecimentos. Esta trata-se, de facto, de uma noção pouco realista do papel que este profissional tem de desempenhar e que se vem verificando com os constantes desafios que o docente enfrenta actualmente.
Isto porque, se há umas décadas o papel do professor se resumia a transmitir matéria e a ajudar o aluno a conseguir a melhor prestação possível, hoje em dia, a exigência que se coloca ao profissional do ensino é muito maior.
Actualmente, com as transformações da sociedade e numa era em que os pais vão tendo cada vez menos tempo para os filhos, o docente acaba por também ter a responsabilidade de desempenhar as funções de conselheiro, segundo pai e até mesmo de um “ombro” amigo.
Além do seu papel educacional e formador, este tem também de adaptar a transmissão de conhecimentos às especificidades de cada aluno. Se antes essa era uma tarefa aparentemente simples, nos dias de hoje o professor enfrenta graves problemas de indisciplina, dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades especiais por parte das pessoas a quem tem de ensinar.
E então, qual a atitude certa a tomar face a estes novos desafios?
A meu ver, não há nenhuma fórmula secreta que nos diga qual a melhor atitude a tomar enquanto professor. Aprende-se a educar, educando. No entanto, existe um vasto leque de procedimentos que se deve ter em conta na hora que se escolhe leccionar como profissão.
Os alunos não são iguais, logo, há que respeitar a diversidade de cada um deles quanto às suas origens e opções. Ao fazermos isto, estaremos a valorizar diferentes formas de conhecimento, de comunicação e expressão.
Cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens, promover a auto-confiança e desenvolver a capacidade de questionar devem ser algumas de muitas valências que o docente deve incutir nos alunos. Muitos deles virão de classes sociais diferentes, de famílias problemáticas e com dificuldades económicas, contudo isso não deve constituir uma barreira para o jovem.
O papel do professor nestes casos é essencial, pois tem de encorajar o aluno e apoiá-lo na descoberta das diversas formas de organização da sua aprendizagem e na construção da sua autonomia para aprender.
Este profissional tem como função, entre outras, relacionar-se e trabalhar de forma construtiva com os restantes professores, sempre tendo consciência das suas necessidades de formação e actualização contínuas.
Ora, como membro da comunidade educativa, o professor deve então incentivar a criação de espaços e tempos livres dos estudantes na escola. Uma forma de estimular o convívio e ajuda entre colegas e não a competição por melhores resultados.
A capacidade de resolver conflitos na sala de aula é uma mais-valia para quem lecciona, pois a aprendizagem não pode fundamentar-se em sentimentos de frustração ou de inveja por parte dos alunos. Isto pode levar a desfechos menos desejados como a desistência dos estudos.
Autora: Helena Teixeira
Actum est!
Nota: Trabalho para a cadeira de Iniciação à Prática Profissional I do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 Pinequices:
Está muito bem escrito querida! Oxála que sejas professora dos meus filhos ^^ ahahah
Beijo grande
Carolina Abreu
Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.
Abraços
Valeria
11-44853310
11-96850955
11-76209216
Enviar um comentário